Oncologia
Tumores em cães e gatos são mais comuns do que se imagina
A oncologia é uma especialidade médica que se dedica a estudar, prevenir, diagnosticar e tratar o câncer.
Na medicina veterinária, a oncologia apresenta grande importância, uma vez que, assim como na medicina humana, a incidência de câncer em cães e gatos está crescendo. Um dos possíveis motivos do aumento do número de casos em animais é sua maior expectativa de vida.
Os cães representam a espécie animal mais acometida por tumores, seguida dos seres humanos e dos gatos. Estima-se que um em cada três cães desenvolverá alguma forma de câncer no decorrer de sua vida. A incidência dos cânceres aumenta em animais na idade mais avançada, entretanto animais jovens também podem desenvolver a doença.
Medidas de prevenção do câncer são reconhecidas nos animais, incluindo a castração precoce das fêmeas para prevenção do câncer de mama, alimentação saudável, controle do peso (prevenção da obesidade), prática de exercícios físicos e evitar exposição a fumaça de cigarro (animais de proprietário fumante).
Diagnóstico
O diagnóstico do câncer pode ser estabelecido na ocasião das visitas preventivas no veterinário ou na vigência de sintomas associados ao câncer. Procure seu veterinário frente a sintomas ou sinais associados ao câncer.
Os sinais clínicos associados ao câncer em animais podem ser:
- Nódulos de persistem ou continuam a crescer;
- Feridas que não cicatrizam;
- Perda de peso;
- Perda do apetite;
- Sangramento ou secreções por qualquer abertura corpórea;
- Odor ou cheiro anormal;
- Dificuldade em comer ou deglutir;
- Perda de atividade ou intolerância ao exercício;
- Claudicação persistente (mancar repetidamente);
- Dificuldade para respirar, urinar ou defecar.
Nossos veterinários farão a investigação diagnóstica geral e, frente a evidências sugestivas de câncer, solicitarão exames para determinar a condição geral do animal.
Dentre os exames comumente solicitados estão: hemograma, exames bioquímicos do sangue, análise da urina, radiografias e ultrassonografias.
A biopsia aspirativa com agulha fina é um exame muito solicitado para coletar e analisar as células de lesões suspeitas (citologia).
Vale ressaltar que, assim como nos seres humanos, o diagnóstico precoce é de suma importância para o sucesso do tratamento do câncer em animais.