Cirurgias

Cirurgia Geral Veterinária

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável. As castrações são exemplos clássicos de cirurgias eletivas e são muito praticadas para evitar os transtornos relacionados ao cio das fêmeas como método contraceptivo definitivo e para prevenção de doenças. Outra importante informação é que os estudos científicos mostram que em cadelas castradas na fase pré-púbere (antes do primeiro cio) a chance de desenvolver câncer de mama é menor que 0,5%.


As cirurgias emergenciais são aquelas onde a doença causa risco para a vida do animal. O maior exemplo de cirurgia emergencial na veterinária é a dilatação/torção gástrica, que ocorre em cães grandes e pode levar à morte se não houver rápido tratamento clínico e cirúrgico.


Outro grupo são as cirurgias indicadas para o diagnóstico de doenças (cirurgias exploratórias e biópsias), que são realizadas quando o diagnóstico da doença depende da direta visualização dos órgãos e colheita de fragmentos para análise (biopsia cirúrgicas). O principal exemplo deste tipo de cirurgia é a laparotomia exploratória para diagnóstico e tratamento das crises de dor abdominal súbita (abdômen agudo), que normalmente são causadas por perfurações de vísceras, torções intestinais e corpos estranhos.


A esterilidade é um dos principais quesitos no sucesso cirúrgico, uma vez que os tecidos fragilizados pela cirurgia se tornam suscetíveis a infecções oportunistas. Todos os materiais utilizados em cirurgias são criteriosamente higienizados e esterilizados por pressão úmida (autoclave na própria central de esterilização do hospital).


Os materiais utilizados nas cirurgias são criteriosamente escolhidos para garantir segurança e melhores resultados e incluem instrumentais cirúrgicos delicados, fios cirúrgicos de alta tecnologia, anestésicos de última geração e materiais específicos para cirurgia de cães e gatos.
 

A vida de seu animal de estimação é muito importante para nós, por isso tratamos nossos pacientes com muito respeito e competência e entendemos a responsabilidade do vínculo com a sua família.