Blog

Você está em Blog > Notícias > Exercício em boa companhia!

Exercício em boa companhia!

Do mesmo modo que os médicos indicam exercícios físicos aos humanos, para uma vida com mais qualidade, médicos veterinários também aconselham essa prática para os cães e gatos.

Praticar exercícios na companhia de um animal de estimação garante tanto para ele quanto para seu dono uma melhor qualidade de vida, uma vez que as atividades físicas auxiliam na prevenção e controle de diversos problemas físicos e mentais.

Antes de serem domesticados, os cães eram usados pelo homem para exercer trabalhos tais como caçar, guardar suas propriedades e tração; sendo assim, os cães já possuem em sua genética uma programação de gasto de energia. Soltos na natureza, os animais passam cerca de 10 horas a procura de alimento.

Com a domesticação dos cães e a vida agitada de seus donos, esse gasto de energia, na maioria das vezes, não ocorre. A falta de gasto energético muitas vezes promove nos animais de estimação um sentimento de frustração que pode gerar problemas comportamentais (agitação, agressividade, destruição de objetos, móveis, etc.), além de acarretar problemas de saúde como, por exemplo, a obesidade.

A realização de atividade física traz diversos benefícios para os cães, caminhadas estimulam sua saúde mental e física, beneficiando várias partes do organismo tais como sistema cardiorrespiratório, digestivo, ossos, músculos e articulações. A prática de exercício estimula a liberação de endorfina que é um hormônio popularmente relacionado com a “felicidade”, como consequência, o cão se sentirá menos estressado.

Alguns cuidados devem ser tomados antes de realizar exercícios com seu animal de estimação. Filhotes com esquema de vacinação incompleto não devem realizar exercícios ao ar livre; nessa situação o ideal é fazer brincadeiras dentro de casa. Sempre leve água, saquinhos para recolher as fezes e pratique os exercícios em horários com temperaturas mais amenas como no começo da manhã ou no final da tarde.

O gato já é mais preguiçoso, mas também precisa ser motivado! Bolinhas de lã e arranhadores são ótimas opções!!

Leve seu pet a um médico veterinário para fazer um “check-up” antes de começar a praticar exercícios com ele. Exercitar-se juntamente com seu animal de estimação fortalece a conexão entre vocês, além de melhorar a qualidade de vida de ambos. 

Modalidades
  
Caminhadas  Este tipo de exercício serve para cães de todas as idades, tamanhos e raças. Para cães com um nível de atividade alta, você pode fazer três caminhadas de 40 minutos ou mais (dependendo do nível de energia do seu peludo) por dia. 
Para cães com o nível de atividade médio, 2 caminhadas por dia de 30 minutos cada será suficiente para este peludo.
Para cães com um nível de atividade baixa, 2 caminhadas por dia de 15 minutos deve deixar esse peludinho satisfeito.

Corridas na coleira e guia  É o tipo de exercício que só deve ser feito por cães adultos e raças resistentes como cães de trabalho, Terriers, cães de caça ou cães hiperativos.

Natação  Muito usado na reabilitação de cães com problemas de saúde como a displasia coxo-femural. Esse divertido exercício gasta a energia de nossos peludos sem força suas articulações. É recomendado para todas as raças e também para cães de qualquer idade (a exceção fica por conta das recomendações específicas do veterinário).

Agility  Esse esporte é baseado em provas hípicas. O Agility consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas. O condutor não pode encostar-se ao cão e não pode ter nada em sua mão. Indicado para cães adultos. As raças que mais praticam esse esporte são os cães pastores, mas já existem cães de outras raças que participam deste esporte.

Frisbee Canino  Todo mundo sabe que os cães adoram perseguir objetos, imagine um objeto que passa voando por ele. O Frisbee é um esporte pouco conhecido no Brasil, mas que muitos cães iriam adorar praticar. Ele é mais indicado para cães adultos, mas pode ser feito moderadamente por cães jovens.

Treinamento de Obediência Básica  O treinamento também é um exercício para os nossos peludos, pois ele exercita o corpo e a mente do seu cão, além disso, melhora a comunicação entre o dono e o peludo reforçando sua posição de líder sobre nossos amigos que vêm o mundo através da hierarquia. Este também é um exercício que pode ser feito por cães de todas as idades.